Home / blog / Autismo e mudanças de rotina

Autismo e mudanças de rotina

“A rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida” – Rudolf Dreikurs (grande educador e psiquiatra norte-americano)

Imagina que você entrou numa agência de turismo e o agente fez um roteiro mas não te informou absolutamente nada sobre ele, não te disse quais eram os passeios, se estaria frio ou calor, se iria para a praia ou para a neve, se teriam fuso horário, qual a comida que iriam comer, quanto poderiam gastar por dia…

É mais ou menos assim que uma criança sem rotina se sente, numa viagem sem roteiro, sem planejamento. Insegura por não saber o que vem depois, sem limites estabelecidos, sem direcionamento e nem maturidade para se direcionar.

Estabelecer rotina é fundamental para qualquer criança e não seria diferente para as crianças com autismo. Podem ficar inseguras, agressivas e engajar estereotipias simplesmente por não conseguirem entender:
“Por que estamos fazendo um caminho diferente?”
“Por que não vamos à escola hoje?”
“Por que estamos fazendo as malas?”
“Aonde vamos?”
“O que vamos comer?”
Perguntas tão cotidianas, simples para as crianças típicas, mas verdadeiros mistérios para as crianças portadoras do transtorno do espectro autista.

Para diminuir a ansiedade de não “ter roteiro”, todos os dias de manhã eu faço uma narrativa de como será o nosso dia:

“Bom dia filho,
Vamos ao banheiro, fazer xixi, ligar a torneira para lavar o rosto, tomar o leitinho e comer o pãozinho, assistir um pouquinho de TV até a psicóloga chegar, vamos brincar com ela, depois almoçar, vestir o uniforme…
E a cada etapa eu narro o restante novamente, por exemplo , quando estamos vendo TV, eu repito: “daqui a pouco a psicóloga vai chegar, vamos brincar com ela, almoçar, trocar de roupa, colocar o uniforme… Até o boa noite.”

Assim funciona com tudo!!! Vivo numa narrativa dos passos subsequentes. (Rs)

E os imprevistos podem ser um problema.

Recentemente tivemos uma mudança drástica de rotina, nos mudamos de cidade, o que implica mudança de casa, de escola, de professora, de terapeutas, de convívio social, de tudo… Tanta mudança é angustiante para mim imagina para o Enzo!

A forma que encontrei de minimizar essa angustia no coraçãozinho dele foi criando um calendário social para informa-lo e participá-lo do que aconteceria nos dias seguintes.
Num papel cartão grande, colei forminhas de doces e adesivos com imagens de balão, avião, bússola… Tudo que representasse transição, escrevi os dias, os eventos e todas as noites líamos juntos o que aconteceria no dia seguinte e fazíamos uma retrospectiva do dia que estava terminando.

 

 

Enzo ficou apaixonado pelo calendário, cada pessoa que chegava em nossa casa ele corria para pegar e mostrar o bendito calendário, foi uma forma de norteá-lo com tantas mudanças de rotina mas sem perder o suporte e a segurança.

Era como se eu dissesse à ele “Sei que está tudo diferente, mas está tudo sob controle e vamos juntos a cada passo. Vivendo um dia de cada vez”.

 

 

Aos poucos estamos nos adaptando à nova realidade, estabelecendo novamente nossa rotina e nossa rede de apoio, confiando que não importa a tempestade, Deus está sempre em nosso barco.

No próximo post vou falar da minha saga pela busca de uma escola para o Enzo e mostrar a triste realidade do não cumprimento e desconhecimento por parte das escolas à legislação brasileira relacionada a inclusão. Aguardem…

Confira também

Autismo e os benefícios do Muay Thai!

Em minhas intermináveis pesquisas por uma melhor condição de vida, e maior desenvolvimento para meu …

4 comentários

  1. Cristina Munck

    Tem explicação sim ! Vc é um exemplo à seguir , pois Deus usa vc e o Enzo para nos mostrar que com amor , discernimento e fé em Deus somos capazes de ir em frente . Que Deus continue capacitando vc a seguir em frente com todo este amor e dedicação .

  2. Que Deus continue te capacitando mais e mais para que você vença todas as dificuldades.Que você é o Enzo sejam muito felizes nessa nova etapa da sua vida.TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.Amo vocês!

  3. Deus escolhe realmente as pessoas e você é um exemplo. Parabéns, o Enzo tem uma mãezona e juntos vcs formam uma dupla de sucesso e, com certeza, estão ajudando muitas outras duplas. O calendário ficou muito bonito e principalmente divertido, o que torna a rotina agradável. Que Jesus abençoe grandemente a vida de vocês. Um abraço!

  4. Amei o calendário!!! Muito legal para auxiliar qq criança em momento de mudanças!
    Força ai em BH! Continuamos orando por vcs daqui!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =