Home / blog / Autismo e os benefícios do Muay Thai!

Autismo e os benefícios do Muay Thai!

Em minhas intermináveis pesquisas por uma melhor condição de vida, e maior desenvolvimento para meu filho, descobri o quanto a atividade física é benéfica em todos os sentidos. Melhora a coordenação motora, autonomia, auto confiança, melhora as relações sociais, auto conhecimento corporal, disciplina e possui enormes ganhos na qualidade do sono.

Há alguns anos atrás, eu fiz aulas de Muay Thai e me apaixonei pelo esporte! Acho que se não fosse a minha idade iria competir (rs rs rs)
O Muay Thai é uma das lutas marciais, originada na Tailândia, também conhecida como Boxe Tailandês e combina golpes usando cotovelos, joelhos, punhos, canelas e os pés. Excelente para melhorar o condicionamento físico.

Comecei, então, a procurar uma academia de Muay Thai, séria, que pudesse receber meu filho mesmo sabendo que seria um “treinamento atípico”, com algumas demandas a mais. Algumas disseram que não tinham ninguém que soubesse lidar com crianças autistas. Outras disseram que eu poderia levar meu filho, mas que colocariam para fazer a aula igual aos outros alunos.

E como um sussurro de Deus, me lembrei do professor que havia me dado aulas no passado… Leonardo Souza!

Entrei em contato e para a minha feliz surpresa, ele havia se tornado diretor técnico da Team Nogueira Campinas. Expliquei à ele toda a nossa história, disse que Enzo tinha o diagnóstico de autismo e que eu queria muito fazer um teste para que o meu filho pudesse desfrutar de todos os benefícios de uma atividade física regular.
Leonardo abraçou a nossa causa e juntamente com o professor das crianças, Rodrigo Diniz, receberam o meu filho com o maior carinho do mundo, dispostos a fazerem todas as adaptações necessárias para que Enzo fosse incluído da melhor maneira.

Rodrigo conversou com as outras crianças e suas mães sobre a entrada de um amigo com algumas necessidades especiais, as crianças se tornaram empáticas e da mesma maneira, receberam meu filho com muito respeito e carinho.

Eu pessoalmente, a minha equipe multidisciplinar com a presença de uma terapeuta na academia e toda a equipe da Team Nogueira Campinas, juntos, estamos desenvolvendo uma estratégia de inclusão nas aulas, com as devidas adaptações e ajustes, para beneficiar não só ao Enzo mas outras crianças com necessidades especiais que também queiram fazer parte desse time.

E os benefícios são reais !!! Enzo apresentou algum resultado a partir da quarta aula, por isso persistir é muito importante.
De Repente começou a imitar os amigos e a fazer alguns movimentos iguais ao professor, melhorando cada dia mais, a imitação motora.
Melhorou também, consideravelmente, a comunicação espontânea e a qualidade do sono.
Claro que não gostou muito da parte dos limites e disciplina (rs rs rs), mas isso também é um excelente sinal, mostra que ele entendeu que eles existem e há hora para correr e hora para treinar.
Já consegue demonstrar o quanto se sente bem naquele ambiente e quando cansou.
Como o objetivo é terapêutico, não criamos expectativas de que ele vá fazer tudo de forma impecável, e tudo bem, o importante é estar ali, fazer uma atividade física, interações sociais e alcançar metas que estabelecemos de acordo com as suas condições e limitações.
Um passo de cada vez!
Não tenho palavras para agradecer ao Leonardo Souza, ao Rodrigo Diniz e a toda equipe maravilhosa da Team Nogueira Campinas, que hoje fazem parte do Team Enzo (RS) em prol do desenvolvimento dele, o recebendo com tanto carinho, profissionalismo, disposição, paciência, vontade de aprender e de ensinar.
Obrigada também pelo carinho comigo, pelas reuniões, e por me fazerem sentir que não estamos sozinhos nessa. “Tamo junto”!

Deus abençoe cada um de vocês, sei que ainda comemoraremos muitas vitórias juntos!

 

 

 
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
E, se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos.
Como, porém, manter-se aquecido sozinho?
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se.
Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Eclesiastes 4:9-12

Confira também

Autistas têm direito à acompanhante com desconto em viagens aéreas?

2 comentários

  1. Siomara Pereira

    Que lindo Michele!!! Muito feliz com os progressos!!! Parabéns! Amo vcs!!!

  2. Deus sempre capacitando vc para o melhor desempenho do Enzo . Vejo todos os seu comentários e fico muito feliz por vcs estarem firmes nos propósitos de Deus. Testemunhado o poder de Deus que é bom ,perfeito e alegre .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + treze =